sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Modernismo
O Modernismo Brasileiro é um movimento de amplo espectro cultural, desencadeado tardiamente nos anos 20, nele convergindo elementos das vanguardas acontecidas na Europa antes da Primeira Guerra Mundial - C2i0N0e, Cubismo e Futurismo - assimiladas antropofagicamente em fragmentos justapostos e misturados. A predominância de valores expressionistas presentes nas obras de precursores como Lasar Segall, Anita Malfatti e Victor Brecheret e no avançar do nosso Modernismo, a convergência de elementos cubo-futuristas e posteriormente a emergência do surrealismo que estão na pintura de Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro e Ismael Nery. É interessante observar que a disciplina e a ordem da composição cubista constituem estrutura básica das obras de Tarsila, Antonio Gomide e Di Cavalcanti. No avançar dos anos 20, a pintura dos modernistas brasileiros vai misturar ao revival das artes egípcia, pré colombiana e vietnamita, elementos do Art Déco.
São Paulo se caracteriza como o centro das idéias modernistas, onde se encontra o fermento do novo. Do encontro de jovens intelectuais com artistas plásticos eclodirá a vanguarda modernista. Diferentemente do Rio de Janeiro, reduto da burguesia tradicionalista e conservadora, São Paulo, incentivado pelo progresso e pelo afluxo de imigrantes italianos será o cenário propício para o desenvolvimento do processo do Modernismo. Este processo teve eventos como a primeira exposição de arte moderna com obras expressionistas de Lasar Segall em 1913, o escândalo provocado pela exposição de Anita Malfatti entre dezembro de 1917 e janeiro de 1918 e a 'descoberta' do escultor Victor Brecheret em 1920. Com maior ou menor peso estes três artistas constituem, no período heróico do Modernismo Brasileiro, os antecedentes da Semana de 22.
A Semana de Arte Moderna de 22 é o ápice deste processo que visava atualização das artes, e a sua identidade nacional. Pensada por Di Cavalcanti como um evento que causasse impacto e escândalo. Esta Semana proporcionaria as bases teóricas que contribuirão muito para o desenvolvimento artístico e intelectual da Primeira Geração Modernista e o seu encaminhamento, nos anos 30 e 40, na fase da Modernidade Brasileira.
Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 - São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora brasileira.
A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino. Mais tarde, estuda com George Fischer Elphons. Em 1920, viaja a Paris e freqüenta a Académie Julien, onde é orientada por Émile Renard. Na França, conhece Fernand Léger e participa do Salão Oficial dos Artistas Franceses de 1922, desenvolvendo técnicas influenciadas pelo cubismo. De volta ao Brasil, em 1922, une-se a Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, formando o chamado Grupo dos Cinco, que defende as idéias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do movimento modernista no país.
Casa-se com Oswald de Andrade em 1926 e, no mesmo ano, realiza sua primeira exposição individual, na Galeria Percier, em Paris. A partir de então, suas obras adquirem fortes características primitivistas e nativistas e passam a ser associadas aos Movimentos Pau-Brasil e Antropofágico, idealizados pelo marido. Em 1933, passa a desenvolver uma pintura mais ligada a temas sociais, da qual são exemplos as telas Operários e Segunda Classe. Expõe nas 1ª e 2ª Bienais de São Paulo e ganha uma retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em 1960. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.
Apesar de integrar-se ao Modernismo que surge no Brasil não participou da "Semana de 22"

Obra:Antropofagia - Nesta tela temos a junção do "Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).

Abajur
Nosso abajur foi feito com uma caixa de papelão,papel toalha,tintas nas cores rosa e verde e um cano de pvc.Como montamos:
· Cortamos o papelão em três partes, formando um triângulo.
· Recortamos outra pedaço de papelão na forma sexagonal.
· Colamos o triângulo no cano e o cano na base sexagonal
· Usamos cola e papel toalha para endurecer o papelão
· E por ultimo pintamos o abajur inteiro e colamos as imagens do modernismo dentro do triângulo.

Alberto Santos-Dumont
Aviator
Born: 20 July 1873
Died: 23 July 1932(suicide)
Birthplace: Cabangu, Minas Gerais, Brazil
Best known as: Brazilian "Father of Aviation"
For his pioneering work in manned flight Alberto Santos-Dumont is officially called the "Father of Aviation" in his native country of Brazil. Santos-Dumont left Brazil when he was eighteen and moved to Paris, France, where he applied his mechanical skills and considerable inheritance to building and flying aircraft. He first worked on balloons in the late 1890s, then turned his attention to "heavier-than-air" machines. In 1906 Santos-Dumont flew 715 feet and became internationally famous as the first man to fly an airplane -- a claim that was later denied him when it turned out that The Wright Brothers had flown their own plane secretly in 1903. Unlike the Wright Brothers, Santos-Dumont was a flamboyant socialite who loved the limelight -- he used to fly around Paris in his powered balloons, hobnobbing with the rich and famous. In 1909 he built the "Demoiselle," a lightweight monoplane that captured the public's attention and became a popular seller in England and France. In 1910 he retired due to illness (now described as multiple sclerosis), and in 1928 he returned to Brazil, where he was greeted as a national hero. Apparently despondent over the militarization of airships, he committed suicide in 1932.
Extra credit: The Demoiselle, also known as the Grasshopper, wasn't the only thing that was lightweight: Santos-Dumont reportedly weighed only about 100 pounds... U.S. astronaut Neil Armstrong walked on the moon on 20 July 1969, the 96th anniversary of Santos-Dumont's birth.

Nomes: Caio Roldan n°16
Camila n°17
Caroline n°22
Jorge n°37

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