sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Manacá (Tarsila do Amaral)



O título da pintura alude a um conhecido arbusto ornamental brasileiro. A pintura representa um manacá, no centro, duas montanhas ao fundo, e, no primeiro plano, cactos e flores. Ao contrário da ilustração de um livro de botânica, que poderia procurar descrever o manacá com o maior número possível de detalhes, essa representação é estilizada, ou seja, simplifica bastante as formas representadas. No caso deste manacá, o tronco e os galhos foram reduzidos a uma forma retangular verde, com um sombreado que sugere volume cilíndrico. A copa foi reduzida a quatro flores no centro com oito folhas ao redor, distribuídas de maneira a formar um motivo decorativo, semelhante às rosáceas dos vitrais de igrejas. Além da representação bastante estilizada, destaca-se uma outra licença poética, ou melhor, pictórica: o manacá tem uma flor rosa e três roxas. Como se sabe, na natureza, o manacá tem flores de uma só cor, ou rosa ou roxo.

Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo.
O Pai de Tarsila José Estanislau do Amaral herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
Tarsila Estudou no Colégio Sion, e completou seus Estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta com seus 16 anos de Idade seu 1º Quadro denominado "Sagrado Coração de Jesus". Em 1906 Casa-se com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo.
Em 1920 embarca para a Europa com o objetivo de Ingressar na "Académie Julian", em Paris. Frequentou também o ateliê de "Émile Renard".
Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista e faz parte do "grupo dos cinco" juntamente com, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade.
Em 1923 Tarsila volta à Europa e começa a ter contato com os modernistas: Albert Gleizes, Fernand Léger e Blaise Cendrars, que visita o Brasil no ano de 1924. Foi também no mesmo ano que Tarsila se casa com Oswald de Andrade que rompem o seu relacionamento no ano de 1930.
Tarsila não terminou seus relacionamentos por aí no ano de 1934 ela passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos "Diários Associados".
Tarsila do Amaral falece em São Paulo no dia 17 de Janeiro de 1973.

Obras

Tarsila do Amaral possui um belo Acervo de Obras que estão dividos em vários museus de Todo o Mundo dentre as suas Obras as mais importantes foram: "Pau-Brasil", que foi iniciada em 1924, uma importante Obra dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros.
Em 1928 Pinta a Obra mais Conhecida de Tarsila que é o "Abaporu", que foi criada por Tarsila para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a Tela e cria o movimento "Antropofágico".
Em 1933 pinta o quadro "Operários" e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participa do I Salão Paulista de Belas Artes.
Nos anos 50 volta ao tema "Pau brasil". Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza.
Mais Tarsila deixou muitas obras importantes como: Antropofagia, Urutu, Lago, Sol Poente, entre outras... que jamais serão Esquecidas.
Abajur
O abajur foi feito com coador de café usado, pedra de concreto celular, arame e suporte de antena parabólica para sustentar a cúpula do abajur. O esqueleto da cúpula foi feito com arame, depois foi envolvido com 6 camadas de coador reciclado e cola branca para impermeabilizar, as pedras foram cortadas em quadrados e coladas uma sobre a outra, formando assim a base. A obra foi retratada na cúpula com flores que foram recortadas em coadores de café mais escuros.

NOMES: Aline Ap. Pereira 02
Aline Gonçalves 04
Bianca Arcieri 08
Carolina Alexandre 19 3º B
Danyelle Z. Iglesias 24

Nenhum comentário: